top of page

O que você vai SER quando crescer?

Com certeza a maioria dos adultos já responderam uma velha pergunta clichê: “O que você vai ser quando crescer?”, tão certo quanto isso, é que esta mesma pergunta passa de geração em geração. E o que será que os pais, verdadeiramente, esperam ouvir de seus filhos?


Independente da resposta, o desejo padrão dos pais é que a escolha seja a mais assertiva possível, isso se traduz em uma carreira de sucesso, bem remunerada, imaginando-o num belo escritório, ou em um consultório bem localizado, ou coordenando a construção de um grande prédio, ou a frente de uma grande empresa, ou até mesmo vivendo a estabilidade de uma carreira pública. Para a maioria dos adultos de hoje (Geração X e Y), a carreira de sucesso é aquela que proporciona estabilidade, e é muito natural que esse desejo seja estendido ao seu filho, afinal foi assim que nós adultos aprendemos.


O fato é que o tempo passou e com ele vieram grandes mudanças, evoluções e revoluções; a tecnologia está imparável, com ela a invasão da robótica e da inteligência artificial; e o mundo que era tão gigante, hoje cabe na palma da nossa mão, a um simples touch no celular, ou melhor, o arrastar de dedos já está sendo substituído pelo: “OK Google”.



Mas o que isso tem a ver com a resposta de “O que você vai SER quando crescer?”

Tem tudo a ver! Frente a tantas mudanças, o significado de algumas coisas foram se moldando a nova realidade, como por exemplo, Carreira de Sucesso, que antes estava tão ligada a estabilidade e uma boa remuneração, hoje é percebida como aquela que te permite uma melhor qualidade de vida ou realizar algo com propósito e que faça sentido para si.


A proposta deste artigo é ir além da escolha profissional; não é sobre o que ele irá fazer, mas é sobre quem ele será. Lembra da pergunta “O que você vai SER quando crescer?”? Quem ele precisa SER para viver na nova era?


Abaixo alguns pontos de reflexão para que a velha pergunta clichê tenha novas respostas:


1. Ele precisa ser um ser humano Humano, ele precisa ser o que um robô não é, e acredito que nunca será, pelo menos não por enquanto.


2. Independente da escolha profissional, ele precisa vivenciar o TRABALHO 3 S, com Sentido, Satisfação e Significado: Sentido, para que ele possa aplicar todas as suas habilidades, competências e tudo aquilo no que ele for bom, ou seja, que faça sentido para si próprio por estar diretamente conectado com atributos que lhe pertence; Satisfação, para que ele ame o que escolher fazer, para que faça com amor e para que desfrute da verdadeira realização profissional; Significado, para que sua escolha também faça diferença na vida do outro, ou seja, não tenha um significado apenas sobre si próprio, mas que possa gerar um Significado Positivo na vida de alguém, na comunidade, na sociedade ou até em outros âmbitos.


3. Quando se tem uma forte razão para fazer algo, esse algo geralmente acontece, ou seja, quando temos uma razão, temos um porquê, que logo se traduz em Propósito. A relevância de se ter um Propósito é tão grande, que vai além de servir como bússola para um caminho, mas ele faz seu coração sentir o porquê você escolheu determinado caminho. Além disso, *ter um propósito na vida e no trabalho certamente proporcionará uma existência mais plena e saudável - física e emocionalmente. Contrapondo a Teoria de Maslow em sua famosa pirâmide, já julgada como ultrapassada, o psiquiatra Viktor Frankl afirma que o Propósito não está no topo de uma pirâmide, e sim na base de qualquer estrutura racional e emocional, mesmo que não se tenha nada. Frankl foi prisioneiro dos nazistas em Auschwitz por 3 anos e após ser liberto escreveu em apenas 9 dias o livro “Em busca do sentido”. Ele tinha um propósito para sobreviver em meio ao holocausto. *(Fonte, revista Exame, Edição 1184)


4. Ikigai, uma razão para acordar, é uma filosofia japonesa que faz várias interseções, entre elas o que se ama fazer, com o que o mundo precisa receber; parece utópico, mas além de real, é muito atual e com certeza isso se intensificará para os próximos anos; e assim quanto antes seu filho puder se conhecer e ter um outro olhar sobre si próprio, mais cedo ele se aproximará de seu Ikigai e mais cedo terá um vida com propósito.

Sobre um mundo futurista que se aproxima, SER é indispensável independente do que seu Pequeno escolha fazer.


Com mais Humanidade, realizando um Trabalho 3S, tendo um propósito de vida e descobrindo seu Ikigai, com certeza ele terá um Carreira de Sucesso.


Se você leu esse artigo até aqui, acredito que a velha pergunta: “O que você vai ser SER quando crescer?”, passe a ter um novo sentido para você.


Aproveite para refletir sobre suas escolhas profissionais, e se elas não encaixam mais na sua vida, não hesite em mudar, antes que o tempo te atropele!


Sucesso para você e para seu filho!

Com carinho,

Leticia Mendonça



Sobre a autora: Leticia Mendonça, 39 anos, Coach Especialista em Carreira. Formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão e Liderança Empresarial, deixou o mundo corporativo após 19 anos para empreender e abraçar um novo projeto profissional. Por alguns anos se viu na “cadeira errada” e não hesitou em mudar, quando foi a fundo na descoberta de seu Ikigai. Idealizadora do Programa VOCÊ NA CADEIRA CERTA, Leticia tem ajudado pessoas que querem dar uma guinada na carreira, desejam se reencontrar profissionalmente e se sentem frustradas em suas atuais posições, com aquela sensação de estarem na cadeira errada, ou pessoas que buscam uma ascensão profissional com o intuito de alavancar a carreira para a vivência de novos desafios ou a melhora de sua performance; além dos atendimentos, realiza Palestras, Workshops e Rodas de Conversa com temas relacionados a Carreira, Desenvolvimento Profissional e Humano.


Hoje estou na “cadeira certa”, encontrei meu Ikigai no Coaching e ter vivido na pele essa Transição de Carreira faz toda diferença em meus atendimentos.


Leticia Mendonça

VOCÊ NA CADEIRA CERTA

Lealdade | Integridade | Generosidade

Redes Sociais - Insta | Face | LinkedIn

@/leticiamendoncacoach


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page